RSS

Publicações do blog de março de 2024

Explorando a evolução do design
Explorando a evolução do design

O design dos móveis externos é uma jornada que remonta aos primórdios da civilização, entrelaçada com as mudanças culturais, tecnológicas e sociais ao longo dos séculos. Desde os bancos dos antigos egípcios até as cadeiras de vime contemporâneas, a história é um testemunho de nossa busca por conforto, funcionalidade e beleza ao ar livre.

 

Elegância simples: Antiguidade

Nos primórdios das civilizações os móveis externos eram predominantemente importados. Mesopotâmicos e egípcios desfrutavam de cadeiras e bancos feitos de madeira e pedra para descansar e socializar.

Extensão da vida doméstica: Antiguidade Clássica

Uma abordagem mais sofisticada ao design se deu devido a influência grega e romana. Os jardins ornamentais eram adornados com cadeiras, bancos e mesas, trazendo uma extensão dos lares para refeições e entretenimento ao ar livre.

Simplicidade funcional e estética emergente: Idade Média e Renascimento

No período da Idade Média os móveis externos eram primordialmente funcionais e com propósitos práticos em castelos e mosteiros. Já no Renascimento a estética começou a ganhar destaque, com móveis feitos para jardins nobres e palácios.

Diversidade e Modernidade: Revolução Industrial e Século XX

Com a Revolução Industrial a produção em massa permitiu que a criação dos móveis externos se tornassem mais acessíveis, surgindo materiais novos como alumínio e ferro, com designs variados para atender as necessidades modernas.

 Sustentabilidade e Inovação: Século XXI

Atualmente presenciamos uma convergência de design, sustentabilidade e funcionalidade. A busca por móveis ecológicos e resistentes, cresce exponencialmente, materiais como alumínio, combinado com design ergonômico e elegante, tem tido uma grande aceitação.

 

A história do design de móveis externos é uma evolução contínua, refletindo nosso estilo de vida e também nosso apreço pela natureza e comunhão com o espaço exterior.

Aqui na Bamboo Casa buscamos unir inovação e tradição, oferecendo móveis que não apenas representam uma estética contemporânea, mas também abraçam a funcionalidade e a durabilidade. Explore nossa coleção e garanta seus móveis externos para criar um ambiente aconchegante e perfeito para você e sua família.

Refúgio do impulso e energia: a área externa do signo de áries
Refúgio do impulso e energia: a área externa do signo de áries

Pessoas do signo de áries são enérgicas, ousadas e cheias de vitalidade, a área externa deles não poderia ser diferente, um espaço que é a extensão da sua personalidade, um verdadeiro campo de energia, para se expressar, explorar e recarregar as baterias.

  • área de socialização: uma área aberta que na qual possa ser praticado atividades físicas e uma churrasqueira para receber amigos e familiares.
  • núcleo vibrante: com uma paleta de cores que reflete a personalidade forte, tons vibrantes como amarelo, vermelho e laranja, estimulam a paixão e a vitalidade.
  • uma lareira ou fogueira: pode ser o ponto focal para reuniões sociais ou até mesmo momentos introspectivo, o fogo simboliza a vitalidade e a paixão do ariano.
  • mobiliário confortável e versátil: poltronas confortáveis, cadeiras de balanço, são versáteis e resistentes, ideais para relaxar.
  • jardim estimulante: opte por ervas como alecrim, manjericão, hortelã e outras que estimulem os sentidos e a energia, flores coloridas como tulipas, são bem vindas.
  • elementos marcantes: formas geométricas e design contemporâneo trazem uma sensação de vanguarda, o que reflete a personalidade inovadora do signo de áries.
  • espaço de meditação: crie um espaço onde o ariano possa realizar uma meditação dinâmica encontrando o equilíbrio entre a energia intensa e a necessidade de pausas para recarregar.

A área externa do ariano é um espaço dinâmico que reflete sua natureza enérgica mas que também oferece momentos de tranquilidade, é um espaço que equilibra expressão, momentos de reflexão rápida, onde a vitalidade é a essência da experiência como um todo.

Namoradeira: conforto ao ar livre
Namoradeira: conforto ao ar livre

Com raízes profundas na história do mobiliário, a namoradeira surgiu no Brasil no século XIX. Também conhecida como “sofá de dois lugares” é um móvel que foi tradicionalmente associado a ambientes internos, porém tem conquistado seu espaço nas áreas externas.

Escolha uma namoradeira pra chamar de sua

As namoradeiras são perfeitas para áreas externas por várias razões, conforto para ler um bom livro ou relaxar, um espaço acolhedor para conversas aconchegantes, se adaptam a diferentes estilos de decoração dando mais charme a sua área externa e são perfeitas para otimizar espaços menores sem perder o charme.
Dado os fatos, seguem algumas dicas para lhe ajudar a escolher uma namoradeira, primeiro devemos considerar os seguintes fatores:

  • material: escolha materiais duráveis e resistentes às condições climáticas, como por exemplo, o alumínio e corda náutica.
  • estofamento: escolha estofamentos resistentes à água e ao desbotamento.
  • estilo: escolha um estilo que harmonize com a sua decoração externa.
  • tamanho: verifique a dimensão do seu espaço e leve em consideração a circulação.

 Dicas de decoração

  • acrescente plantas e flores ao redor, criando uma atmosfera natural que te trará benefícios no bem-estar.
  • combine mesas laterais e/ou centrais, para servir de apoio para decorações afetivas e até bebidas e petiscos.
  • acrescente almofadas e mantas aconchegantes para ter um toque de conforto e aconchego.

Dicas de cuidado e manutenção

  • limpe regularmente: com um pano úmido e sabão suave para remover a poeira e sujeira.
  • proteção: utilize capas e/ou ombrellones para proteger da exposição direta ao sol e chuva.
  • manutenção de estofamento: verifique o estofamento regularmente e substitua ou repare qualquer parte danificada.
  • tratamento da madeira: aplique produtos específicos para madeira, de acordo com a necessidade e do local aonde o móvel esta (se é dentro de uma varanda com cobertura ou área aberta).

As namoradeiras são móveis charmosas que transformam as áreas externas em espaços de conforto e intimidade, seja uma varanda pequena ou um amplo jardim, oferecendo uma oportunidade única de desfrutar da natureza enquanto relaxa em grande estilo. Clique aqui e escolha a sua!

Harmonia no ambiente: a arte de combinar cores e transformar espaços
Harmonia no ambiente: a arte de combinar cores e transformar espaços

A arte de combinar cores não se trata de seguir regras rígidas, mas sim entender sua teoria e permitir que a criatividade flua. A escolha das cores transforma completamente a atmosfera de um ambiente, trazendo energia, personalidade e equilíbrio. Aqui vão algumas dicas para combinar as cores de forma harmoniosa. 

Paleta de cores

Para uma paleta de cores monocromática, escolha diferentes tons da mesma cor para trazer uma sensação de tranquilidade e elegância. A paleta complementar, combina cores opostas para um visual vibrante e ousado. As paletas análogas, possuem cores adjacentes no círculo cromático, proporcionando um equilíbrio agradável e suave.

Círculo cromático

Usar o círculo cromático para combinar as cores é a chave do sucesso. Cores opostas, como laranja e azul, são cores complementarem que oferecem contraste vibrante. Para criar uma harmonia natural, use cores vizinhas, como azul e verde, conhecidas como cores análogas. Experimente diferentes esquemas de cores, use o círculo como guia para criar uma paleta funcional para o seu estilo.

Regra 60-30-10

Se preferir seguir uma regra para criar equilíbrio, você pode seguir a regra 60-30-0, que consiste em usar 60% de uma cor dominante nas paredes e elementos maiores, mobiliário, 30% de uma cor secundária em elementos menores, cortinas ou tapetes, e os 10% podem ser cores de destaque para detalhes como almofadas, decoração ou obras de arte.

Círculo cromático

Usar o círculo cromático para combinar as cores é a chave do sucesso. Cores opostas, como laranja, transmitem calma e serenidade, enquanto o amarelo pode trazer otimismo e energia. Considere a intenção que quer transmitir naquele ambiente e escolha as cores de acordo com a atmosfera desejada.

Arrisque e experimente

Não tenha medo de experimentar, as melhores combinações de cores vê de tentativas ousadas. Use amostras de cores, aplique para testar em pequenas áreas e veja como ficam com o ambiente e com a iluminação ao longo do dia.

 

A escolha das cores é única e pessoal para cada ambiente e indivíduo, permita que a sua paleta de cores conte a história que você deseja para o ambiente. Você poderá transformar seu espaço em um reflexo autêntico da sua personalidade e estilo.